Método de Ensino

Aprendizagem e Método Ativo de Ensino

Todo o sistema de ensino da CBS é baseado na Educação Ativa. Ao invés de simplesmente apresentar problemas para novas propostas de solução, em acasos que envolvam as matérias, como no PBL, pautaremos nosso sistema de ensino no tripé da educação ativa globalizada:

Estudo, Reflexão e Produção

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.” — Jean Piaget

Com base em Piaget podemos compreender a necessidade de formar, desde já, uma mente voltada para a pesquisa, para além do sistema passivo de estudo.

Todo o processo de estudo tem 3 bases – Metodologia Ativa

O Estudante deve organizar sua mente em um fluxo de aprendizagem que o conduz para fora do processo “passivo” de ensino, assumindo o protagonismo de sua construção de capital intelectual:

ESTUDO

O estudo é considerado o ato, processo de estudar; aplicação da inteligência para compreender algo que se desconhece ou de que se tem pouco conhecimento.

Nesta metodologia o estudante deve ler o material indicado sem a influência do pensamento de um professor ou tutor, para que possa ir com sucesso para o 2º pilar metodológico.

É recomendável que o estudante busque desenvolver sua capacidade autodidata lendo opiniões diversificadas sobre o tema de estudo. Para isso deve usar todo o tipo de pesquisa que estiver a seu alcance.

REFLEXÃO

A reflexão é considerada a ação ou efeito de refletir, de se desviar da direção original. Meditação, pensamento ou análise detalhada sobre um assunto, sobre si próprio ou sobre algum problema ou sentimento.

A reflexão é atributo e pilar fundamental deste processo de aquisição de conhecimento. Somente com reflexão saímos da esfera de leitores para a esfera de estudiosos.

Para cada tema proposta, após o devido estudo, é preciso se refletir sobre as opiniões e com isso formar sua própria forma de entender e expor tal entendimento.

PRODUÇÃO

A produção pode ser considerada a maneira como se saber-fazer-poder ciência; é a base para o desenvolvimento e a superação das barreiras intelectuais, a vitória de um indivíduo por sob a dependência de um pensamento dito como formado.

A produção não é somente o que se transfere para o papel, mas também aquilo que se constrói em si mesmo, como parte do meio onde vive e do ser que é. Esse pilar é formado através da soma dos dois pilares anteriores.

A Metodologia CBS em Detalhe

Em alguns cursos utilizaremos a Educação Ativa aplicando o método PBL (Problem Based Learning), em outros casos trabalhamos com a metodologia baseada em produção com foco em pesquisa supervisionada.

Todo o processo de evolução do estudante poderá ser publicado em diversas revistas científicas conveniadas à CBS.

Nosso método de ensino tem contribuído consideravelmente com a comunidade científica e demonstra a formação de uma mente verdadeiramente crítica e capaz de transferir seus pensamentos e conhecimentos para o papel, eternizando e ampliando o saber.

Inteligência Educacional é nossa meta!

Sistema de Avaliação

Nosso sistema de avaliação é dedicado a medir o potencial de cada um de acordo com a metodologia ativa de ensino. Desta forma, nosso sistema de pontuação é conceitual.

Sistema de Avaliação Conceitual:

A = 4.00

B = 3.00

C = 2.00

D = 1.00

F = 0.00

Metodologia e os Desafios Atuais

Um dos maiores desafios de uma Academia de Ensino é criar mecanismos que visam impedir a mecanização do ensino, transformando-o em verdadeira aprendizagem. Quando falamos em aprendizagem estamos nos referindo à busca de uma autonomia na construção do conhecimento.

“Através de nossa abordagem metodológica, o pesquisador desenvolve de maneira crítica suas próprias subjetividades e concepções de conhecimento.”

Nossa metodologia usa uma abordagem híbrida chamada “Curadoria de Conhecimento” (Registro No. DA-2022-019059), que se assemelha à busca por autonomia e criticidade, essenciais para a formação de novos profissionais.

“Aula é um dispositivo pedagógico do século 19 que não faz mais sentido hoje. A formação que temos pertence ao paradigma da instrução, quando deveríamos nos guiar pelo paradigma da aprendizagem e até pelo paradigma da comunicação. Em vez de aulas, deveríamos ter oficinas, círculo de estudos, projeto de formação, tertúlia… por que não?” (PACHECO)

Nossa metodologia tem gerado excelentes resultados, com publicações inovadoras e inéditas. Os cursos voltados à formação de pesquisadores não seguem o modelo tradicional de aulas disciplinares; são estruturados com base no sistema de ESTUDO, REFLEXÃO E PRODUÇÃO, sempre com o acompanhamento de professores especializados e tutores dedicados.

Recursos e Referências